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Seres Urbanos

Prédios e pessoas na metrópole paulistana

Perfil Vanessa Correa é jornalista especializada em arquitetura e urbanismo

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Transformando vagas de garagem em miniapartamentos

Por Vanessa Correa
30/04/15 12:06

A tendência internacional de mobilidade urbana baseada em transportes públicos, pedestrianismo e bicicletas não é novidade e já se esboça em São Paulo, com as ciclovias e corredores de ônibus, além da volta dos jovens de classe média para as áreas centrais fartas em transporte.

Apesar disso, a dependência do carro ainda é um problema cuja solução está distante (e passa pela ampliação da nossa limitada malha de metrô).

Apartamento e jardim construídos no estacionamento da Scad (Savannah College of Art and Design)

Apartamento e jardim construídos no estacionamento da Scad (Savannah College of Art and Design)

Mas há quem já esteja antecipando o momento em que a infraestrutura reservada aos automóveis ficará tão obsoleta quanto ficaram os edifícios fabris após a desindustrialização dos centros urbanos.

Diante da migração dos usuários dos carros para os transportes públicos e garagens cheias de vagas livres, os alunos de arquitetura e urbanismo da Scad (Savannah College of Art and Design) propuseram uma solução de reúso adaptativo para o edifício de estacionamento da faculdade: apartamentos que ocupam exatamente uma vaga de automóvel (5 m x 2,5 m).

Entre as três moradias construídas para o projeto piloto, há jardins e um espaço aberto comum, além de decks de madeira que fazem as vezes de varanda para cada unidade. Estudantes serão convidados a viver nesses apartamentos por três meses e registrarão sua experiência.

Um levantamento da Poli-USP de 2012 mostrou que 25% da área construída em São Paulo é dedicada a estacionamentos. Se tudo der certo com a cidade, esses espaços terão de ser readequados a outro uso um dia.

Embora não sejamos muito adeptos dos prédios de garagens, na década de 2000 a legislação urbanística acabou por incentivar a construção de edifícios residenciais em que as vagas para automóveis ficam nos primeiros andares, em vez de no subsolo. Nestes casos, propostas de reúso adaptativo semelhantes à da Scad podem vir a calhar.

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