Projeto mostra "cicatrizes" da bolha imobiliária em solo espanhol
07/04/15 10:53O estouro de bolhas imobiliárias, como aconteceu nos Estados Unidos em 2008, pode levar bancos à falência e solapar toda uma economia.
Mas as bolhas também podem deixar marcas físicas. Em Santos, no litoral paulista, a crise da Petrobras deixou prédios recém erguidos vazios na região do porto. Nada que se compare ao que ocorreu na Espanha e que foi documentado visualmente pelo site “Nación Rotonda”.
Usando imagens do momento do boom imobiliário, no começo dos anos 2000, e de depois de a bolha estourar, já no final daquela década, o “Nación Rotonda” mostra os novos condomínios habitacionais vazios pelo país inteiro, complexos industriais abandonados, áreas desmatadas onde nada chegou a ser construído ou em que as obras pararam pela metade.
O nome do projeto é uma alusão às inúmeras rotatórias que foram construídas para os novos conjuntos residenciais em áreas antes de campos, fora dos centros urbanos, bem ao modelo americano dos “suburbs”, hoje contestado no mundo todo por gerar maior dependência do carro.