Bicicletadas ao redor do Brasil e na Alemanha em apoio às ciclovias de SP
23/03/15 13:47A Massa Crítica de Munique, na Alemanha, fará um pedal na próxima sexta (27) em apoio às ciclovias paulistanas, que tiveram sua implantação suspensa pela Justiça a pedido da promotora Camila Mansur.
As massas críticas, do inglês “critical mass” (no Brasil mais conhecidas como bicicletadas), são eventos em prol do transporte não motorizado que ocorrem nas últimas sextas-feiras de cada mês ao redor do mundo todo.
Outra cidade alemã, Colônia, também dedicará o pedal de sexta à causa.
No Brasil, as massas de Florianópolis, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Blumenau, Natal, Campo Grande e Recife já declararam seu apoio e também vão pedalar na sexta em prol das ciclovias paulistanas.
A Massa Crítica de São Paulo sai às 20h da praça do Ciclista, na esquina da avenida Paulista com a avenida Consolação.
No site do evento que ocorrerá dia 27 em Munique, os organizadores explicam o apoio à massa crítica paulistana (traduzido com ajuda do Google Translate!):
“Acaba de chegar a nós uma mensagem da Massa Crítica de São Paulo com um pedido para solidariedade internacional. A construção de ciclovias nessa metrópole foi suspensa pela Justiça ‘sob argumento de que os estudos de implantação não possuem dados sobre o impacto de sua construção’. Nós ciclistas, por outro lado, sabemos exatamento o que está acontecendo. Eles querem proteger o uso de carros, que movimentam enormes somas de dinheiro em nossas cidades. A enorme massa de ciclistas concorda com a urgência desse plano [cicloviário] para encorajar pessoas a pararem de usar seus carros todos os dias e começarem a usar bicicletas. Na próxima sexta, 27 de março, estamos indo para as ruas para lutar em um enorme movimento para nos posicionarmos sobre nossa segurança e para pedir que o projeto seja retomado e não paralizado, como pequena parte do governo quer. Por isso, procuramos a ajuda de todas as massas críticas ao redor do globo para ir às ruas em solidariedade a São Paulo. Até o momento já encontramos grande solidariedade dentro dos limites de nosso país, mas todos sabemos que esse apoio internacional pode ser um grande impulso para nosso pedido […]”.