Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Seres Urbanos

Prédios e pessoas na metrópole paulistana

Perfil Vanessa Correa é jornalista especializada em arquitetura e urbanismo

Perfil completo

Fluxo de ciclistas aumentou 53% na av. Eliseu de Almeida após ciclovia

Por Vanessa Correa
16/09/14 10:29

Um dos argumentos mais comuns contra as novas ciclovias é que elas estão vazias. Mas quem aposta nas vias exclusivas para bicicletas acredita que, havendo segurança, aos poucos os paulistanos passarão a pedalar mais e a deixar o carro em casa para trajetos curtos.

Ainda é cedo para saber o que vai acontecer. Eu faço parte da segunda turma, e achei animador o resultado de uma recente contagem de ciclistas, feita em 9 de setembro deste ano na avenida Eliseu de Almeida, no Butantã (zona sul), pela Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo).

À esq., homem pedala pela ciclovia de canteiro central implantada em 2013 na av. Eliseu de Almeida (foto Bruno Poletti/Folhapress). Antes, ciclistas disputavam espaço com os carros (foto Juca Varella/Folhapress)

À esq., homem pedala pela ciclovia de canteiro central implantada em 2013 na av. Eliseu de Almeida (foto Bruno Poletti/Folhapress). Antes, ciclistas disputavam espaço com os carros (foto Juca Varella/Folhapress)

Em comparação com a última contagem, de 13 de agosto de 2012, houve um salto de 53% no fluxo de bicicletas, de 580 para 888 ciclistas (entre as 6h e as 20h).

A diferença entre uma e outra medição foi a implantação de uma ciclovia ali, em março de 2013. Mas há ainda que se lidar com a hipótese de que uso de bicicleta cresce independente da chegada da estrutura cicloviária.

Nesse caso, uma contagem mais antiga ajuda a tirar a dúvida. Em 31 de agosto de 2010, a Ciclocidade detectou a passagem de 561 ciclistas na Eliseu (contra os 580 de 2012). Ou seja, quase não houve aumento entre as duas medições feitas antes da chegada da faixa vermelha ali.

A ciclovia da Eliseu de Almeida estava havia quase dez anos no papel e no topo das reivindicações de cicloativistas.

O trecho inaugurado no ano passado tem 2,1 km, e é apenas uma parte do projeto de conexão entre a estação Butantã do Metrô e o município de Taboão da Serra (Grande SP), passando pela avenida Pirajussara.

A rota sempre foi usada por ciclistas que se deslocam de Taboão até o centro expandido de São Paulo para trabalhar. Em fevereiro de 2013, um ciclista morreu atropelado por um caminhão na Pirajussara. Outra morte já havia ocorrido em 2012 na mesma via. Ambas foram seguidas por protestos.

————————–

Curta a página do “Seres Urbanos” no Facebook aqui.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailseresurbanosblog@gmail.com

Buscar

Busca
Publicidade
  • Recent posts Seres Urbanos
  1. 1

    Crítica urbana pela metade

  2. 2

    Nova encíclica papal aborda o direito à cidade

  3. 3

    Casarão tombado ganha renovação na Bela Vista

  4. 4

    Varridas do mapa as primeiras oficinas da Light, no Cambuci

  5. 5

    Arte urbana e patrimônio histórico: discutindo os 'Arcos do Jânio'

SEE PREVIOUS POSTS

Blogs da Folha

Comentários

  • Kátia em Prédio de grife 'assusta' moradores da Vila Madalena
  • sofia em Prédio de grife 'assusta' moradores da Vila Madalena
  • paula em Prédio de grife 'assusta' moradores da Vila Madalena
  • Bruna em Prédio de grife 'assusta' moradores da Vila Madalena
  • emidio em Prédio de grife 'assusta' moradores da Vila Madalena
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).