Empresa que apagou grafite paga novo painel na avenida 23 de Maio
26/08/14 02:18Depois de apagar, por engano, um mural do grafiteiro Nunca na avenida 23 de Maio, uma empresa que presta serviço de limpeza de muros para a prefeitura teve que se redimir e bancar a pintura de um novo painel do artista no lugar.
Segundo Francisco Rodrigues, 31, o Nunca, a decisão foi tomada em uma reunião com o secretario de Coordenação de Subprefeituras, Ricardo Teixeira.
O painel apagado havia sido feito a convite do Sesc em 2005 e tinha autorização municipal.
O novo painel, que é diferente do antigo, está quase pronto e consumiu cerca de 600 latinhas de tinta em seus 10 metros de altura e 30 de largura. Considerando um custo médio por latinha de R$ 20, são R$ 12 mil, fora o aluguel do andaime motorizado necessário para o trabalho.
Nem a prefeitura nem o grafiteiro forneceram o valor total gasto no novo trabalho, que se chama “Os novos canibais”.
A obra apagada havia sido publicada em 2008 no livro “Street Art, The Graffiti Revolution”, lançado por ocasião de uma exposição sobre o tema no Tate Modern, em Londres. Durante o evento, Nunca e a dupla de grafiteiros Os Gêmeos pintaram a fachada do museu.
Em junho, quando o grafite que ficava embaixo do viaduto Jaceguai, na Bela Vista (região central), foi coberto com tinta cinza, a prefeitura afirmou que as empresas terceirizadas responsáveis pelo serviço não conseguem diferenciar “manifestação artística de dano ao patrimônio”.
Agora, a prefeitura trabalha para criar um manual que oriente os funcionários dessas empresas sobre o que deve ou não ser apagado.
A limpeza de grafites têm gerado críticas à prefeitura. No ano passado, uma obra de Os Gêmeos, com referência aos protestos, foi apagada no centro. Os grafiteiros acusaram a gestão de Fernando Haddad (PT) de censura.
O ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) também foi criticado em 2008, quando um mural da dupla foi apagado na Radial Leste.
Em julho deste ano, o artista Thiago Mundano teve uma obra sua “limpa” na rua da Consolação. A intervenção tinha críticas à Copa e mensagens de apoio a ativistas presos pela polícia.
————————–
Curta a página do “Seres Urbanos” no Facebook aqui.