Lançamento com vista para o Minhocão
18/06/14 09:21Viver perto do Minhocão tem lá suas vantagens: um parque (por mais árido que seja) disponível todas as noites, domingos e feriados, quando o símbolo máximo do fracasso urbano da cidade fecha para os carros. Dá pra correr, andar de bicicleta, passear o cachorro e espiar o que acontece no apartamento alheio.
Outro ponto positivo: em seus 3,4 km de extensão, o Minhocão vai do centro à zona oeste. Daí que estar perto dessa gigantesca estrutura de concreto armado também é estar na parte mais consolidada da cidade, onde fica o grosso do transporte coletivo, bares e restaurantes.
Seria isso incentivo suficiente para morar bem ao lado do elevado? E para investir alguns milhões de reais em um empreendimento imobiliário roçando o Minhocão?
Em tempos de trânsito e transporte coletivo saturados, com a localização no topo das prioridades habitacionais, parece que a resposta é sim.
Há uma incorporadora apostando na ideia. A Helbor vai lançar um edifício com 226 apartamentos na rua Santa Isabel com a Amaral Gurgel (essa é bem embaixo do Minhocão), na Vila Buarque, no centro. O projeto está em fase de aprovação na prefeitura.
A empresa tem “tradição” em investir em áreas que não atraem outras incorporadoras, diz Roberto Viegas, assessor de assuntos corporativos da Helbor. Ele cita como exemplo um edifício construído em 2002 na rua Frei Caneca, quando “a área estava degradada e recebia poucos investimentos imobiliários”.
O entorno imediato do Minhocão pode até ser considerado degradado, mas a vizinhança do futuro prédio é bem o contrário. A uma quadra fica a Santa Casa, a cinco, a Estação Santa Cecília do Metrô, e perto dali estão o Mackenzie e o Shopping Higienópolis.
E, se tiver sorte, quem comprar um dos apartamentos ainda pode ver o Minhocão demolido ou transformado em parque de verdade.
A prefeitura tem projeto para remover o elevado, mas como depende da abertura de uma via alternativa, é coisa para ser feita em longo prazo. Já a área de lazer é o sonho dos ativistas da organização Parque Minhocão, que desenvolveram um projeto para o lugar e têm feito eventos e barulho na mídia em prol de sua causa.
————————–
Curta a página do “Seres Urbanos” no Facebook aqui.