Cabe uma loja na plataforma da Estação Sé da linha vermelha?
02/04/14 09:02Não é novidade que o Metrô tem aumentado a presença de lojas em suas estações. Mas faz sentido ter um ponto comercial na plataforma da linha vermelha do Metrô, na estação Sé? Para a Companhia do Metropolitano de São Paulo, sim. Tanto que a empresa assinou com a marca de chocolates Brasil Cacau para instalar uma filial ao lado das escadas rolantes que dão acesso ao embarque no sentido Barra-Funda.
Loja de chocolate na plataforma
Eu uso a estação todos os dias e fiquei surpresa com a novidade. Consultei o Metrô e pedi para ver laudos ou dados que atestem que a instalação da loja ali é segura.
Não tive acesso aos dados. A empresa respondeu que a instalação de “pontos comerciais na plataforma […] não traz nenhum risco”, e que as áreas licitadas para lojas são definidas com o setor de operações para não atrapalhar o fluxo de usuários. Também informou que a loja tem 30,20m² e que outro ponto comercial funcionou ali até agosto de 2011.
Para o especialista em transportes Sérgio Ejzenberg, a loja não parece atrapalhar a circulação. Mas pode ser um problema em momentos de superlotação.
“Num evento de tumulto, haverá menos área disponível. Qualquer problema que leve à parada de trens [o que tem ocorrido com frequência cada vez maior], acumula gente. Nesses casos, é melhor ter qualquer espaço a mais para a pessoa sair da área de embarque”, diz o especialista.
A loja é um espaço onde caberiam 180 pessoas, se considerada uma lotação de 6 indivíduos por metro quadrado, diz Ejzemberg. “É equivalente a um vagão cheio, caso seja preciso esvaziar, por algum motivo, o trem na plataforma lotada.”
Técnico em segurança, também formado em defesa civil (acidentes e catástrofes), Waldizar Albuquerque viu as fotos desse post e emitiu opinião semelhante.
A lotação de 7 pessoas por m² é o máximo indicado para evitar tumultos em lugares fechados, e a Sé chega a ter 10 pessoas por m², diz o técnico. “O Metrô tem desligado as escadas rolantes porque as pessoas não conseguem descer no final dela. A segurança dos usuários está por um fio. Reduzir o pouco espaço das estações para locação de lojas comerciais é irresponsabilidade.”
(O cálculo da lotação foi feito pelo próprio técnico, usando metologia da PM).
————————–
Curta a página do “Seres Urbanos” no Facebook aqui.