Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Seres Urbanos

Prédios e pessoas na metrópole paulistana

Perfil Vanessa Correa é jornalista especializada em arquitetura e urbanismo

Perfil completo

Prédio de grife 'assusta' moradores da Vila Madalena

Por Vanessa Correa
25/02/14 00:12

Ele é um edifício assinado. Aliás, assinadíssimo: saiu das pranchetas do badalado e premiado arquiteto Isay Weinfeld. Mas isso não o livrou das críticas. Moradores e comerciantes da Vila Madalena (zona oeste de SP) veem apenas um “paredão cinza” que subiu de repente para atrapalhar a paisagem.

Mix 422

Há tempos quem vive no bairro da zona oeste briga contra a chegada dos prédios, mas o recém erguido Mix 422, da construtora Idea!Zarvos, desagrada não só por ser um edifício a mais em um bairro de casinhas, mas por sua forma e cor: todo cinza (ao menos por enquanto), ele corta de fora a fora um pedaço do quarteirão formado pelas ruas Fidalga, Aspicuelta e Fradique Coutinho.

O burburinho está no Facebook e nas ruas. “Bloquearam o céu de boa parte da comunidade da Vila Madalena com um paredão horroroso”, reclamou o publicitário Fernando Cabral, 35, em sua timeline na rede social. Para “Seres Urbanos”, Fernando disse: “Verticalizar a cidade já é questionável. Verticalizar e ‘vandalizar’ a vista então… Esse caso foi além da descaracterização do bairro”.

No quarteirão em que está o prédio, a recepção não foi melhor. Fábio Tolosa, 49, dono de uma loja de presentes na rua Fradique Coutinho, engrossa o coro dos perplexos. “Acho muito feio. Ainda não entendi. A Zarvos faz projetos interessantes, mas esse eu acho agressivo, árido. E é impressionante, porque se vê de vários pontos do bairro. Vamos ver depois de pronto, né, com algum paisagismo, talvez.”

A dona de galeria Carla Meira, 38, também não gostou do prédio, que lhe “parece um bloco sem ventilação”, mas confessou que não gosta de nenhum edifício mesmo.

Um reconhecido crítico de arquitetura que preferiu falar em “off” (sem ser identificado), se referiu ao Mix como um edifício “polêmico”, que tem gerado discussão. “Tem um paredão que é um pouco agressivo”, disse, apesar de gostar do projeto. Também comentou que, com as novas construções chegando à Vila e o adensamento da cidade como um todo, a “sorte” do edifício é que ele “vai desaparecer daqui alguns anos”.

Com isso, o presidente do IAB-SP (Instituto de Arquitetos do Brasil), José Armênio de Brito Cruz, concorda. “A cidade vai se adensar, no futuro não vai ser feita de casinhas. A Vila é um bairro bom, bem localizado, todo mundo tem direito de morar lá. Até o limite que aguentar”.

Para ele, a rejeição ao prédio é um fenômeno estético-cultural e questão de ponto de vista. “Tem gente que se sente agredida por um prédio neoclássico, que vê como destruição da cultura brasileira. O que é mais agressivo: a destruição de uma identidade cultural ou um paredão? É questão de opinião”.

Por outro lado, José Armênio diz acreditar que nossa legislação deve mudar para deixar os empreendimentos imobiliários mais transparentes. “As pessoas precisam saber o que vai acontecer do lado da casa delas. Para evitar que chegue um projeto que não conhecem e aí se assustem”.

O autor do projeto, Isay Weinfeld, diz que está “completamente confortável” com sua obra e que respeita a opinião das pessoas. Não quis comentar em mais detalhes o projeto, mas lembrou que o edifício ainda não está pronto.

Otávio Zarvos, sócio da construtora responsável pelo edifício, defendeu o projeto, especialmente suas qualidades urbanísticas. Conta que apenas uma casa foi demolida para sua construção, que ocorreu em terrenos onde funcionavam estacionamentos. Além disso, diz, suas três frentes, todas com cerca de apenas dez metros, serão abertas à calçada. Uma terá comércio no térreo, e a outra, um bicicletário. Diferente dos edifícios murados e gradeados que não se comunicam com a rua.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Gustavo Basso comentou em 25/02/14 at 1:14 am

    Gosto muito da ideia de edifício não isolado da rua, com comércio, etc. Mantém o diálogo com o entorno, não transforma o prédio em uma ilha.

    No entanto, visualmente ele é, sim, uma ilha. E pessoalmente achei feio pra burro…!

    • Rosicler Moura Teixeira comentou em 25/02/14 at 7:46 pm

      concordo com tua resposta Gustavo Basso

    • CARLOS OLIVEIRA comentou em 25/02/14 at 11:04 pm

      AS GRANDES CONSTRUTORAS AGREGAM DIVERSAS CASAS(TERRENOS) PARA CONSTRUIREM PREDIOS ENFIM DEIDO AO PROGRESSO MAS AO MEU VER DEVIDO A SITUAÇÃO ALI EXPOSTA NO POUCO QUE TINHAM ESTÃO TENTANDO FAZER UM CONDOMINIO EM 10 METROS DE FRENTE? WHATS FAVELA VERTICAL VENDENDO LAJE E LAJE COMO NO RIO DE JANEIRO? PREFEITURA… ESTA PIOR QUE CINGAPURA… DO CELSO PITTA…

    • emidio comentou em 26/02/14 at 1:11 pm

      não tem como evitar o “adensamento”, seja ele no bairro que for, mas é bem verdade que jà que é um grande e renomado arquiteto, que o mesmo se exprima e mesmo se explique aos vizinhos de sua obra, afinal, fala-se tanto de planejamento, que falta planejamento!! e pois bem! o que se vê é que certas, aliàs muitas obras são realizadas sem qualquer adequação com o entorno, respectivo; no entanto é bem verdade que não se pode impedir o progresso, e à bem da verdade este edificio, de feio não tem, nada! bem ao contrario, por sinal acho que jà està mais do que na hora de se parar com esse negocio, de “cores”, vibrantes…! nem sempre isso é muito bonito por assim dizer! outra coisa é essa estoria de querer se sentir no “interior”, bem nesse caso o interior é logo ali do lado, basta se mudar, pra Itù, Limeira, Piracaia, sei là, que cretinice esse negocio de morr numa super metropole e querer que ela se pareça com um vilarejo do interior, vamos melhorar nossos vocabularios queridos conterraneos, pois na verdade o que voces estão querendo dizer, é que gostam de lugares bucolicos e calmos, dai sim! dà pra se entender! e mesmo em São Paulo esta cheio de bairros com essas caracteristicas, jà essa mania de ser contra o cinza, eu não entendo , porque o cinza é uma cor muito bonita e mesmo muitas cidades renomadas, tem nessa cor sua principal tonalidade, …no entanto ninguém critica-as! nem ousaria criticar, Londres, Paris, New York, etc…etc…etc!

  2. Fábio comentou em 25/02/14 at 1:38 am

    Eu me assustei com esse comércio amarelo e rosa e com a fiação aérea, socorro!

    • Jose Luiz comentou em 25/02/14 at 8:03 pm

      realmente a questão da rede aerea é muito triste. Depois que a Eletropaulo “emporcalhadora” Metropolitana teve a grande ajuda das empresas de telecom, o sucesso da grande nojeira que são as redes aereas ficou imbativel e não tem ninguem com coragem de pelo menos começar a mudar isto. Bando de Prefeitos incompetentes.

  3. Rose Campos comentou em 25/02/14 at 4:27 am

    Dá dó de ver… Estão conseguindo descaracterizar toda a Vila Madalena, que era um dos lugares mais agradáveis de se frequentar e de morar em São Paulo. Uma lástima ver esta aberração cortando a paisagem.

  4. marcos comentou em 25/02/14 at 5:06 am

    Este edificio nao e um elefante branco…e o coco de um elefante branco!
    E feio e acho que fede! kkkk!
    Rir pra nao chorar!

  5. Claudio comentou em 25/02/14 at 6:13 am

    É demais! Esse povo reclamando de uma peça de design, lindo, como esse. Dá só uma olhada na belezura das construções ao lado…eu teria era vergonha de ser esse prédio do lado dessa lixaiada.

    • fernando maia comentou em 25/02/14 at 8:35 pm

      Concordo. Deixaria o prédio e derrubaria o entorno

  6. Edgard comentou em 25/02/14 at 6:42 am

    Esse prédio é horroroso!!. Não é possível a opinião pública se deixar levar por talvez fique bonito…tem aparelhos que outros não têm…..é horroroso, uma violência aos que moram e transitam pelo local. Urbanistas que aprovaram isso…o que aconteceu??

  7. Marcelo Braga comentou em 25/02/14 at 6:49 am

    Que horror!
    E o comentário do Sr. presidente… lastimável.

  8. Luiz Eduardo Oliveira comentou em 25/02/14 at 7:07 am

    É horrivel, seu arquiteto , acostumado a criticar a todos e se achando o melhor do mundo deve estar um absurdo as criticas….mas é medonho!

  9. Alessandro comentou em 25/02/14 at 7:17 am

    KD as fotos? Matéria meia boca.

  10. Tainã Braghin comentou em 25/02/14 at 7:20 am

    Cadê a foto?????

  11. Sada Salum comentou em 25/02/14 at 7:23 am

    Esse edifício é apenas mais um projeto desse arquiteto que já disse que São Paulo é uma cidade feia.Essa é a colaboração dele para ,daí a cidade ser erroneamente chamada de feia.O edificio não é feio,e sim horroroso.

  12. SILVIO SILVÃO comentou em 25/02/14 at 7:32 am

    Edito uma fanpage que funciona como uma revista eletrônica, já abordamos esse tema em nossas páginas e provocou uma enxurrada de comentários. Desculpe-me Sr. Otávio Zarvos e Isay Weinfeld. É uma interferência medonha, um projeto de extremo mau gosto. O melhor que o Sr. Zarvos poderia fazer é reconhecer essa agressão estética que ele está causando e demolir essa aberração arquitetônica.

  13. ernesto mottola comentou em 25/02/14 at 7:45 am

    Que coisa mais tosca a inspiração só pode ter vindo da Alenha orienteal ou da antiga URSS.
    Notem a beleza do “formato de caixa” e a complexidade da “pintura” tipo bolor.
    Realmente uma obra prima que ninguem vai deixar de odiar.

  14. Rogerio comentou em 25/02/14 at 7:54 am

    Nunca imaginaria que Idea!Zarvos e Isay Weinfeld errando tanto na mão como esse projeto.

    Infelizmente tenho de concordar com essas opniões e desaprovo totalmente a obra.

    Ficou horrível, pesada e não combina com o bairro. Total falta de sensibilidade dos idealizadores.

  15. rosalem natalino de oliveira comentou em 25/02/14 at 8:23 am

    AS AUTORIDADES MUNICIPAIS SÃO MUITO ENGRAÇADAS! VÃO APROVANDO AS COISAS A TORTO E A DIREITO, SEM CONSULTAR NINGUÉM, CRIAM LEIS PARA FACILITAR O LADO DE CONSTRUTORAS. EU MORO EM UBATUBA NO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO E AQUI ESTÁ ACONTECENDO A MESMA COISA, ESTÃO ESTRAGANDO TUDO COM ESSES ELEFANTES BRANCOS. CARAGUATATUBA JA ESTRAGARAM A MUITO TEMPO, NÃO TEM MAIS CONSERTO….ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE.

  16. Eva AC comentou em 25/02/14 at 8:30 am

    Realmente é questão de gosto e opinião. Eu gostei. Achei bonito.

  17. LC comentou em 25/02/14 at 8:36 am

    Mau gosto que infelizmente “pipocam” em São Paulo….
    Esse prédio é um horror…….feio em todos os sentidos

  18. Gisela comentou em 25/02/14 at 8:41 am

    Credo! Parece um pombal!

  19. Odete comentou em 25/02/14 at 8:42 am

    Esse Isay parece que tem neurônios a menos, já fez um prédio na Ramos Batista que parece um paliteiro espelhado que confunde as pessoas ao entrar no edifício. Agora faz esta coisa horrível, cinza e desconexa. Tem arquiteto que se acha!!!!

  20. ecampo comentou em 25/02/14 at 8:54 am

    Belo projeto,contrastou com os demais prédios da rua. A inovação e ideias novas sempre chocam com o conservadorismo – o bairro parece ser antigo-. Logo todos se acostumam e o prédio vai virar referência e ponto de visitação até turístico. Aposto.

    • Lino Simão comentou em 25/02/14 at 7:08 pm

      Para qual construtora trabalhas?

  21. Silvia comentou em 25/02/14 at 8:55 am

    O referido prédio além de horroroso e triste, degrada o visual da região. Um verdadeiro “elefante cinza”.
    Sem contar com a outra obra da Zarvos construida de área ilegal e sem respeitar as leis que determinam a área mínima de recuo do córrego da Corujas (área de preservação permanente).

  22. Francisco Antonio Salerno Neto comentou em 25/02/14 at 8:57 am

    Como é que a prefeitura de São Paulo libera a construção de um negócio assim?

  23. Márcio comentou em 25/02/14 at 9:00 am

    Nada do que eu poste aqui vai mudar o rumo da obra, infelizmente. Mais um atentado contra a cidade, contra o cidadão. É tudo muito sem noção, sem planejamento e sem bom senso só visando a grana e, “dane-se” tudo e todos.

  24. Eugenio comentou em 25/02/14 at 9:07 am

    Em uma edição antiga da Revista Projeto, em uma entrevista/conversa Artigas comenta o seguinte:
    “Veja só, tenho a impressão de que a maior coragem que um artista pode ter é ser arquiteto. Realmente é uma barbaridade, se você tem, não sei onde é que se vai buscar coragem para isso. Uma obra de arquitetura fica lá, milhares de anos, aquela porcaria colocada lá, todo mundo passa pela frente e olha; e não dá nem para esconder dentro de um museu, não tem maneira nenhuma. Não é para pôr numa sala, ela é a própria sala, é uma barbaridade!
    Todo mundo tem o direito de chegar e dizer:” Meu Deus, que porcaria, esse sujeito é louco! ” Um tempo disseram isso de mim! “

    • Lorenzo Frigerio comentou em 26/02/14 at 1:52 am

      Que mal lhe pergunte… você está comparando o Isay ao Artigas para validar o trabalho do primeiro?

  25. Eduardo Bronzelle comentou em 25/02/14 at 9:07 am

    Será que é muito difícil colocar uma foto?

  26. Patricia comentou em 25/02/14 at 9:08 am

    Eu amei, e trabalho lá ao lado, ficaria ainda mais bonito se o prédio tivesse mais espaço nas laterais, daria mais destaque a ele, ou seja sou super a favor da queda das antigas casinhas e dos botequins e a transformação da Vila Madalena. É o novo ciclo da Vila, sofisticar sem perder o charme.

  27. rafael comentou em 25/02/14 at 9:17 am

    do que o brasileiro não reclama?

  28. Antonio Claudio Nunes comentou em 25/02/14 at 9:22 am

    Nossa!
    É de surpreender a informação da assinatura da obra. Realmente é uma construção que conflita com o que de melhor tem a Vila Madalena. Fere a paisagem de tranquilidade do bairro. – Como que a municipalidade aprova uma obra desse porte, numa região de frágil infraestrutura?
    Nunes

  29. jose comentou em 25/02/14 at 9:25 am

    Projeto medíocre. O Isay é super valorizado, tudo que faz tem cara de loja da Oscar freire, com exceção dessa monstruosidade. Aposto que o próprio percebeu que errou dessa vez, mas seu ego gigante nunca dará o braço a torcer.

  30. Marcelo Maurício comentou em 25/02/14 at 9:25 am

    Ah, vá! Fazer alarde só por causa da cor de um prédio? Vão carpir um lote!

  31. Pedro Jurio comentou em 25/02/14 at 9:26 am

    E todos os paredões amarelos (Como na foto desta mesma reportagem) que sobem diariamente em São Paulo? (Sempre no mesmo molde, quartos minúsculos, varanda gourmet, e piscina de 25 metros.) É engraçado ver a decadência da qualidade arquitetônica que São Paulo se encontra. E quando alguém vem com novas idéias, formatos e cores, a “população” acha estranho. Acho que o certo mesmo é continuar com esses blocos de montar horripilantes que nascem a cada esquina. São Paulo já é uma cidade feia, imagine se proibírmos bons arquitetos de colocarem a mão na massa.

  32. Durbem comentou em 25/02/14 at 9:27 am

    Seria o muro de Berlim?!

  33. Júlia Bento comentou em 25/02/14 at 9:28 am

    Bonito mesmo são essas “casinhas”.

  34. Lucas Jonas comentou em 25/02/14 at 9:40 am

    CLASSE MÉDIA SOFRE

  35. Eduardo Dornelas comentou em 25/02/14 at 9:41 am

    Arquitetura é discussão. Diante disso acho normal e interessante um prédio novo chamar atenção e despertar opiniões. No meu ponto de vista o mais interessante neste caso é que este edifício é o início da verticalização desta quadra e na minha opinião é um projeto interessante já que ele permite que a quadra seja formada não como um paliteiro de prédios altos, mas sim com lâminas mais baixas, mais perto da escala humana. É um projeto que com sua implantação elimina muros que separam classes sociais e oposto a isso convida os pedestres a entrar e utilizar seus espaços. Temos que esquecer a idéia de prédios como objetos para serem admirados ou odiados e sim como elemento que formam nossa cidade.

  36. Ester Silva comentou em 25/02/14 at 9:42 am

    Isay Weinfeld e Marcio Kogan só fazem caixas fechadas. Ventilação e iluminação naturais aliadas ao conforto térmico propiciados por janelas e varandas são matérias que eles não conhecem. Esses arquitetos têm fascínio pelo controle total do ambiente e as caixas fechadas garantem esse controle. Moramos em um país tropical, onde o sol ilumina. São Paulo fica a 800 metros acima do nível do mar, e sempre há uma brisa. O planeta agradece o NÃO uso de concreto em caixas fechadas !!!!!!!!!!!!! que demandam ar condicionado e iluminação artificial. Consciência da pegada ecológica hoje é uma questão de sobrevivência!!!!!

    • Lorenzo Frigerio comentou em 26/02/14 at 1:56 am

      Você está enganada sobre esses arquitetos, especialmente sobre o Kogan, e eles não são sócios, são apenas amigos. Não se baseie apenas nessa obra.

  37. Amazonas Brasil comentou em 25/02/14 at 9:44 am

    Tá com cara de presídio.
    Mais um maluco violentando nossas cabeças com suas doidices…
    O povo de lá tem que reagir…
    Demolição já…

  38. Laura comentou em 25/02/14 at 9:47 am

    Extremo mau gosto!

  39. JL Miranda comentou em 25/02/14 at 9:48 am

    No Brasil a omissão dos órgãos competentes como : OAB – IAB – CREA – CRM – CRO , etc… devido a “Ética” , tornam-se entidades sem objetivo algum . Quando um deles comentam algo…. tem que ser em “OFF” , vamos por a cara para bater gente !…. ou então sabe quando isso tudo vai mudar ? NUNCA !

  40. vanda comentou em 25/02/14 at 9:50 am

    É um tijolão na paisagem urbana. Bate no olho e cai no estômago como algo seco, pesado, e indigesto! Até parece nos lembrar da agressão do motorista bêbado, atropelando 10 pessoas que, neste domingo, curtiam os prazeres da Vila!

  41. Fabio comentou em 25/02/14 at 9:50 am

    Parabéns pelo blog Vanessa.
    sou arquiteto e a tempos que eu gostaria de ver uma seção do jornal só dedicada ao urbanismo.
    Espero que mais não-arquitetos/urbanistas leiam e participem da discussão.

    Sobre esse prédio, aposto que dentro de alguns anos o cinza vai ser substituído por um grafite gigante, quem sabe dos Os Gêmeos?

    Boa sorte com o blog

  42. Fernando Moreira comentou em 25/02/14 at 9:56 am

    Calma pessoal, este é só o primeiro de muitos. Agradeçam que o boom imobiliário ainda não chegou a Vila Madalena, porque senão, este quarteirão nem casas teriam mais.

  43. Antonio comentou em 25/02/14 at 9:59 am

    Esses arquitetos com grife acham que tem licença para fazer qualquer porcaria que lhes vem à cabeça. Vide o Copan.

    • Lorenzo Frigerio comentou em 26/02/14 at 1:57 am

      O Copan é um trabalho sério de arquitetura. Mas como é do Niemeyer, a turma gosta de descer o pau.

  44. cleonice comentou em 25/02/14 at 10:08 am

    Tb. considero assustador ver um prédio ser construído ao lado do seu ou da sua casa, sem que a construtora tenha o menor respeito pelos cidadãos que moram no entorno, roubam deles o sol, a tranquilidade e entopem as ruas de carros. No Brooklin, a moda atual das construtoras é lançar “cortiços de luxo”, sim pq. os aptos são minúsculos e muitissimos no mesmo condomínio. Total falta de ética das con$trututora$. Este é o país do “vale tudo por $$$.”

    • Lorenzo Frigerio comentou em 26/02/14 at 2:00 am

      O problema é que “todo mundo quer morar em São Paulo”, porque acham que “aqui se ganha dinheiro”. Doce ilusão…

  45. Luiz Gomes comentou em 25/02/14 at 10:10 am

    Mais um mostro para competir com o MINHOCÃO. LIXO .

  46. Evandro comentou em 25/02/14 at 10:11 am

    Arquiteto? Como pode ses dizer artquiteto um cidadão(?) que faz um projeto desses. É sim, um mercantilista, e caro, de sua profissão. Resta também saber o que a Prefeitura e seus fiscais acharam do projeto.

  47. artur comentou em 25/02/14 at 10:17 am

    Reparem no prédio que esta atrás na foto, que belezura!! zero de arquitetura assim como 90% do que já foi construído no bairro. Vamos combinar que este prédio do Isay é muito superior a média da região e da cidade.
    Não sou a favor da verticalização da vila madalena, mas se for para ser que seja com bons arquitetos.

  48. beatriz torres comentou em 25/02/14 at 10:19 am

    O prédio é uma violência visual na rua, quem passa visualiza um paredão horroroso, que corta a paisagem urbana de um bom pedaço, ostensivamente. Completamente fora do padrão, no local em que está inserido. Desrespeito aos moradores do entorno. Esteticamente, uma aberração. Todos na Vila Madalena odiaram esse projeto desta construtora; a desaprovação é unânime!

  49. Daniel comentou em 25/02/14 at 10:26 am

    Resumindo: Medonho visto de todos os lados. E eu que pensava que arquiteto fosse profissão…

  50. Jeferson W comentou em 25/02/14 at 10:28 am

    Quem pode, pode tudo!!!É só uma questão de $$$.Que se dane os outros, as vilas as casinhas, os animais, os índios, o negócio é o bolso!!!! Vai brasilsão !!!

    • Lorenzo Frigerio comentou em 26/02/14 at 2:01 am

      É isso aí.

  51. Willian comentou em 25/02/14 at 10:30 am

    Realmente… o predinho feio.
    O arquiteto é baladado onde?? volta pra facu

  52. Danilo Meira comentou em 25/02/14 at 10:34 am

    Pode ser moderno, “se comunicar com a rua”, mas continua sendo um paredão cinza, feio, que tampa o sol e a visão das pessoas.

    Sabendo que seria o único prédio da região, certamente o arquiteto quis chamar a atenção. Filosoficamente, podemos dizer que é a fúria da verticalização rompendo as casas em um bairro que é residencial. O começo do fim, a troca das residências familiares por caixas hermeticamente fechadas. A tristeza da urbem.

    • Lilian comentou em 25/02/14 at 7:27 pm

      Disse tudo: é o começo do fim.

  53. josé carlos botelho comentou em 25/02/14 at 10:36 am

    Concordo quando o presidente do IAB-SP (Instituto de Arquitetos do Brasil), José Armênio de Brito Cruz diz q precisamos saber o q vai ser construído ao lado de nossas casas … na rua Amália de Noronha c joão moura .. em pleno jardim das bandeiras, está sendo construído um monumento a corrupção desta prefeitura .. um projeto de um prédio de 5 andares em Z1?? como isto pode? já sabemos né .. mais uma do tal Areff e sua corja .. a obra é irregular do primeiro ao último tijolo …

  54. Débora comentou em 25/02/14 at 10:37 am

    feinho mesmo, parece ser inspirado num presidio…

  55. CARLOS DONIZETE XAVIER comentou em 25/02/14 at 10:37 am

    Cada um tem sua propria opinião, fala o que quer, só tem as pessoas tem sempre que pensar que a Cidade de São Paulo, não comporta mais em fazer Casinhas, a modernidade sempre chega, e os moradores tem que se adequar aos lugares com Edificios, pois o mesmo direitos que eu tenho em morar em casa as outras pessoas tembém tem direito de morar em prêdios, cada um tem um gosto todos tem que respeitar, São Paulo não é mais Interior de cidade pequena, onde predomina casa térrea.

    • Lorenzo Frigerio comentou em 26/02/14 at 2:25 am

      É por causa de pessoas que pensam assim que SP é a m… que é. É o típico raciocínio “os incomodados que se mudem”. Mas como ninguém se muda e vai aceitando, a cidade só piora.

  56. Apolo comentou em 25/02/14 at 10:41 am

    Ficou feio msm! Bonitas sao os sobrados geminados pintados em cores “vibrantes” da rua! Lindíssimos!

  57. Leandro Nunes comentou em 25/02/14 at 10:41 am

    Concordo com os moradores. É ridículo. Acredito que deva existir harmonia entre o que será construído e o ambiente que o cerca. Mas somente o interesse financeiro é o que sempre prevalece.

  58. Nogueira comentou em 25/02/14 at 10:43 am

    Resido no interior de SP há 30 anos, migrado da Capital. Quando cheguei à cidade ela tinha 60 mil habitantes, hoje tem 250 mil. Vários edifícios estão sendo construídos e outros já estão prontos e habitados, ou seja, bairro com casinhas é coisa de lembrança apenas. Esses que reclamam em São Paulo, na Vila Madalena, são os mesmos que compram unidades nos novos edifícios e ou participam de seus projetos e construções, quanta hipocrisia. Deter o progresso é algo difícil, as mudanças que ele provoca são ainda mais difíceis de aceitar, então é necessário se acostumar, se adaptar. Quem bater o pé só tem uma solução, mudar para uma cidade interiorana bem pequena e depois mudar novamente quando ela ficar bem grande e aí…

    • Lorenzo Frigerio comentou em 26/02/14 at 2:27 am

      Resultado: a tendência de todas as cidades interioranas é ficar uma m… que nem SP, pois não existem leis que proíbem a construção de prédios.

  59. zoilo lopez comentou em 25/02/14 at 10:47 am

    Com isso, o presidente do IAB-SP (Instituto de Arquitetos do Brasil), José Armênio de Brito Cruz, concorda. “A cidade vai se adensar, no futuro não vai ser feita de casinhas. A Vila é um bairro bom, bem localizado, todo mundo tem direito de morar lá. Até o limite que aguentar”.
    Ainda bem que esse idiota não mora na Europa!!!!

  60. Pedro comentou em 25/02/14 at 10:50 am

    Penso que essa população não deveria se assustar, pois a caracterização do prédio, é exatamente o que essa população tem na realidade, ( as favelas do morro ) – No meu entender elas estão apavoradas com o aspecto do cenário ( favelas ), no designer, e não com o prédio em si. …..Sim…realmente é assustador quando o cenário chega bem próximo. PARABÉNS para o arquiteto e projetista da obra.

  61. Max comentou em 25/02/14 at 10:50 am

    O estilo usado é o brutalismo (arquitetura brutalista ou brutalist architecture) com tendências neoclássicas.

    O pessoal devia aprender um pouco mais sobre arte moderna pra aprender a curtir e valorizar trabalhos diferenciados como este.

    • Lorenzo Frigerio comentou em 26/02/14 at 2:28 am

      A arquitetura brutalista é um fenômeno dos anos 60 que está totalmente desacreditado.

  62. pedro comentou em 25/02/14 at 10:54 am

    Que aberração. Deve ganhar o prêmio de pior projeto do ano. Quem autorizou essa construção horrorosa num bairro boêmio e com poucos prédios, cometeu um crime. Parece que querem transformar o bairro num pedaço do centro, um cemitério de prédios cinzas. É tão feio e grotesco, num momento que todo mundo busca leveza e pouca interferência na paisagem, que parece uma piada de mal gosto.

  63. Fernando comentou em 25/02/14 at 10:56 am

    O topo do edificio parece uma favelinha (milionária)

  64. luiza cardoso comentou em 25/02/14 at 10:56 am

    esse é o caminho da vila madalena e de vários bairros ao redor. acontece diariamente. estão assustados com o quê?

  65. pedro comentou em 25/02/14 at 10:58 am

    É mais feio que os conjuntos habitacionais para pessoas muito pobres da Alemanha e da Inglaterra.

  66. flavio cavaleiro comentou em 25/02/14 at 10:58 am

    Acho que não fica bem usar uma marca “…da construtora Idea!Zarvos…) como texto. O sinal “!” não faz parte do nosso alfabeto. Mas me desculpe, não sou jornalista.

  67. Densibaldo comentou em 25/02/14 at 10:59 am

    HORRORÍVEL. parece um bloco de concreto. haja mal gosto.

  68. Karina comentou em 25/02/14 at 11:01 am

    Horrível esse projeto mesmo inacabado, fora que esta totalmente fora do contexto no bairro.
    O zoneamento permite essa atrocidade no meio das casas??? ah de se averiguar.

  69. Bob comentou em 25/02/14 at 11:01 am

    São Paulo é uma cidade feia devido ao excesso de concreto e ferros. Ao invés de arquitetos se preocuparem com a beleza natural ainda fazem edifícios para deixar SP mais feia ainda. Ainda bem que não moro perto desse prédio. Realmente é de muito mal gosto.

  70. baldix comentou em 25/02/14 at 11:02 am

    ANO ENTENDO COMO AS PESSOAS QUEREM SE MANTER NA ANTIGUIDADE, NA FALTA DE ORIGINALIDADE. UM LUGAR FEIO, ANTIGO, SEM APARENCIA NENHUMA, SEM NADA QUE POSSA SER VISTO DE BELO, RECUSAM O NOVO, O MODERNO. SE A OBRA CHAMOU A ATENÇÃO ASSIM É PORQUE SE DESTACOU E MUITO PERTO DAS EXISTENTES. TOMARA QUE VENHAM MAIS. MODERNIZAR É PRECISO!

  71. baldix comentou em 25/02/14 at 11:03 am

    corrigindo: NÃO ENTENDO…

  72. Jota Gonca comentou em 25/02/14 at 11:08 am

    Os diferenciados se diferenciando e ditando novas regras… O Feio é bonito…rs

  73. Mauricio Fleury da Silveira comentou em 25/02/14 at 11:09 am

    O Presidente do IAB/SP foi claro: “… A Vila é um bairro bom, bem localizado, todo mundo tem direito de morar lá. Até o limite que aguentar”. Se não gostou da obra, mude-se do bairro. Essa foi a mensagem. Romero Brito é arte, o Barco para uns e melância para outros de Ohtake é moderno. Temos que repensar o conceito de arte?

  74. Perla comentou em 25/02/14 at 11:18 am

    é absolutamente pavoroso. Lembra prisão, campo de concentração, deve ser cheio de recursos eletrônicos de segurança, guaritas onde encerram funcionários, com vidro preto e ar condicionado a mil. Uma grande sacanagem urbanística, num bairro onde as pessoas ainda se comunicam entre si e com a natureza.

  75. Fernando Stanislauskas comentou em 25/02/14 at 11:19 am

    Eu passo todo dia no local. E apesar de não morar lá tenho que concordar: é HORROROSO!!!

    Não adianta quem vai encher a burra de $$ querer defender. Tal e qual o apartamenteo de 19m², é mais uma aberração nas nossas vidas

  76. Orlando C. Filho comentou em 25/02/14 at 11:21 am

    Não tem como impedir, é o progresso chegando a Vila, depois desse outros viram com certeza !

  77. Luiz Cruz Villares comentou em 25/02/14 at 11:22 am

    aconteceu a mesma coisa aqui perto, com o prédio do Ruy Othake, lindo e imponente para alguns, e cruel para as vistas de varias casas do bairro.. que ganharam um visual preto e bordô no lugar do antes céu azul. Outro prédio de grife que tomou conta do bairro.

  78. avila comentou em 25/02/14 at 11:23 am

    será?

  79. Coelho Neto comentou em 25/02/14 at 11:24 am

    E O CARA ESTUDOU ARQUITETURA PARA FAZER ESSE MONSTRENGO.

  80. Ilso comentou em 25/02/14 at 11:33 am

    Esse prédio é um horror, assim como a bala de framboesa da Tomie Otake. Se pessoa tidas como arquitetas fazem uma droga dessa, imagina os que não estudaram. Isso é Brasil.

  81. ZECA comentou em 25/02/14 at 11:34 am

    O duro é que depois agente descobre que tinha um senhor Hussein que levou muita propina para aprovar este desastre, que diga de passagem os moradores não entendem, não aceitam e não gostam

  82. Elisabete Araujo comentou em 25/02/14 at 11:34 am

    Sou moradora da Vila há mais de 20 anos e nunca vi tamanho mau gosto. Fiquei triste de ver aquele paredão cinza. Projeto infeliz de Weinfeld!

  83. José Roberto de Souza comentou em 25/02/14 at 11:35 am

    Feio ou bonito são sempre conceitos relativos, como bem foi dito na matéria. Mas do meu ponto de vista “feias” são aquelas casinhas todas descaracterizadas, cimentadas, sem respeitar recuos ou áreas verdes, obrigatórias por lei, para garantir permeabilidade do solo.

  84. Vanderlei Savi de Almeida comentou em 25/02/14 at 11:35 am

    Alguns idiotas provincianos defendem essa aberração só porque foi ”desenhada” por uma empresa ”badalada”. Chamar de casinha as moradias do bairro é coisa de colonizado burro que acredita que um monte de cimento, areia, ferro, etc.. pode ser chamada de ”néoclassica”.

  85. JUVENAL comentou em 25/02/14 at 11:35 am

    QUE MONSTRENGO !!
    PARECE UM BAITA FAVELÃO !

  86. Luciana comentou em 25/02/14 at 11:37 am

    Otavio Zarvos só esqueceu de esclarecer q os estacionamentos eram casas e foram demolidas já com intenção de serem terrenos para construcões futuras. a Vila está cheia deles… inclusive da própria Zarvos… E ele esqueceu de dizer também q o Mix 442 é na verdade um shopping mascarado… Há anos lutamos contra esse tipo de prédio de comércio por aqui e ele enfiou uma coisa assim na surdina! A Vila é um bairro q valoriza o comercio de rua e ele vai forçar a barra para as lojas se transferirem para lá…

  87. Laércio Scheffer comentou em 25/02/14 at 11:38 am

    Se os brasileiros parassem de assistir tanto programa idiota que passa na TV aberta e dedicassem uns minutos do dia para leitura provavelmente entenderiam a construção…

  88. Ricardo Valente comentou em 25/02/14 at 11:39 am

    Um desastre, um deboche descarado. “Posso tudo” !!!

    Precisa investigar, pois ai tem …

    “Vila Mada : Tombamento ja !! ”

    Forca Fernando !

  89. antonio comentou em 25/02/14 at 11:44 am

    Existe babacas para tudo, inclusive esse arquiteto babaca,adensa a casa dele …

  90. alicia comentou em 25/02/14 at 11:45 am

    credo parece um favelão no meio da Madalena;;uii derrubem isso…ou pintem de verde

  91. Andréa comentou em 25/02/14 at 11:46 am

    HORRÍVEL é pouco pra essa construção.
    E ainda o arquiteto é prestigiado??
    Nossa! Que inversão de valores!
    Não deixava que ele projetasse nem as caixinhas de areia dos meus gatos!
    Arre!!

  92. Fernando Ilídio comentou em 25/02/14 at 11:49 am

    O quê? se fosse num centro histórico bem preservado e rodeado de construções bem desenhadas e tal… mas nesse emaranhado de fachadas coloridas, fios espalhados e edificações feitas praticamente de material descartável? ah, se revoltem a vontade, pois o futuro desse bairro é a demolição desses barracos amontoados que esse povo chama de casa/comércio… O prédio foi bem pensado, bem desenhado, e foi feito para se encaixar num contexto futuro, porque se for pra respeitar o que existe ele seria um barraco de lata ou de tijolos sem reboco, no máximo uma parede pintada de amarelo.

  93. João Ricardo Oliveira comentou em 25/02/14 at 11:51 am

    Medonho!

  94. Adriano Lambrinidis comentou em 25/02/14 at 11:55 am

    Pode-se questionar ate certo ponto o gosto, mas o mau gosto eh sempre questionável e nao eh o caso desta obra… O que estraga a paisagem sao as casinhas sem expressão arquitetônica nenhuma, fruto do padrão cultural brasileiro… todo mundo estranha ouro no meio de tanta *
    &ˆ%#…. Amem Isay!

  95. Walter comentou em 25/02/14 at 12:01 pm

    Um sujeito que se diz arquiteto, presidente de um orgão de classe, é no minimo irresponsavel ao emitir uma declaração absurda como esta, de que a cidade vai se verticalizar até onde aguentar. Nâo precisamos desse tipo de “arquiteto”, ….aliás, no Brasil, pelos exemplos nefastos de egotrips irresponsáveis, acho mesmo que não precisamos de mais gente irresponsável, que somente visualiza seu próprio umbigo e o lucro. Lamentável !!!! ….e o arquiteto não fica atrás……

  96. misstellamig comentou em 25/02/14 at 12:18 pm

    Resido em frente a um futuro empreendimento da (má)IdeaZarvos! com assinatura do mesmo Isay Wienfeld na Vila Madalena, Rua Medeiros de Albuquerque, a mesma rua em que abriu uma cratera enorme e sob a qual ocorre a violenta passagem do Córrego Verde que se transforma numa verdadeira correnteza com as chuvas. Carros, pessoas e até caminhões já foram arrastados pelas águas aqui, o calçamento é precário, o lixo se acumula, um local que ainda necessita de uma grande intervenção de infra-estrutura, com projetos que tramitam nas subprefeituras e conselhos. Fomos isentos de IPTU no local, por se tratar de uma zona de risco. Passei no estande de vendas da Zarvos para ver o descolado projeto para o lote, uma solução projetual capenga pra driblar o acesso por essa rua extremamente problemática, onde uma rampa azul permite o acesso ao edifício por uma outra rua num nível mais elevado do lote. Mas o que mais me surpreendeu foi o valor do empreendimento: 14mil o metro quadrado!!! E tem trouxa que vai pagar!! A Vila já deu o que tinha que dar!

  97. Denise comentou em 25/02/14 at 12:20 pm

    Sou moradora da Vila e realmente esse predio me surpreendeu, os projetos da Idea Zarvos costumam ser super bacanas mas esse é um paredão feio que agride a paisagem…..Não entendo como foi aprovado um predio desses na Vila.
    Sobre o que disse José Armênio de Brito Cruz – “A cidade vai se adensar, no futuro não vai ser feita de casinhas. A Vila é um bairro bom, bem localizado, todo mundo tem direito de morar lá. Até o limite que aguentar”. Especialmente as ultimas palavras “até o limite que aguentar” acho lamentável um arquiteto pensar dessa maneira.
    Acredito que a Vila esteja se transformando, mas a prefeitura deveria brecar esse frenético crescimento de edificios para não descaracterizar a Vila por completo.
    Adoro a frase que estão sendo pixadas nas novas construções:
    – Voce prédio acho Tedio, vc praça acho graça!!!!

  98. Rogerio Lima comentou em 25/02/14 at 12:26 pm

    Belo LIXO. Só moro em prédio porque sou obrigado. Bom é o bairro sem edifícios.

  99. Vera Velozo comentou em 25/02/14 at 12:30 pm

    Como é triste vê o que acontece na Vila Madalena em termos de “Verticalização” por quê essa maltida Zarvos veio para a Vila?
    Meu Deus, tanto bairros em São Paulo ele escolheu logo a Vila para descaracterizar o que já vinhamos sofrendo com bares e o inferno noturno em que a Vila se transformou. Qual será o legado que essa Zarvos vai deixar para a Vila Madalena, será que já plantaram alguma árvore no bairro ou fizeram alguma calçada acessível ? Não é a resposta. Como diz Caetano Veloso “A grana que ERGUE e destrói coisas Belas”. Parabéns Zarvos, você se superou.

    • Caetano Dias comentou em 25/02/14 at 7:03 pm

      A verticalização é uma necessidade. As populações estão crescendo em toda parte. Onde as pessoas vão morar? Não é mais possível preservar bairros só de casas dentro das cidades. Esse é um privilégio que está com os dias contados. Não dá para fazer a vontade de quem mora lá contra a estrutura de toda uma cidade e seu planejamento. Não se trata de falar de pobres e ricos: as cidades não têm mais espaço e como o arquiteto bem falou, “todos têm direito de morar nela”.

      • Lorenzo Frigerio comentou em 26/02/14 at 2:37 am

        As pessoas têm que morar onde nasceram, ao invés de quererem todas vir morar em São Paulo. A construção de prédios só interessa às incorporadoras, porque sobrecarrega as cidades e eleva o valor do m2 a tal ponto, que eventualmente nenhum outro uso pode ocorrer que não seja também um prédio.Resultado: cidade lotada e congestionada. Qual o propósito, então, de se morar numa cidade assim?

        • emidio comentou em 26/02/14 at 1:27 pm

          caro amigo talvez não tenha entendido muito bem as sua questão…mas assim mesmo vou dar o meu pitaco!bem voce diz não entender muito porque pessoas de fora querem tanto vir morar na paulicéia, bem pra isso eu tenho uma pequena resposta, é porque São Paulo é um lugar de realizações pessoais, de um altissimo nivel e isto jà hà muito mas muito tempo! então pessoas que gostam de serviços de qualidade, mas que não se encontram em nenhum outro lugar do Brasil nem da América Latina, se vem obrigadas…praticamente de optar por ela!Jà a “especulação”, meu amigo, “o buraco é mais embaixo!” e tem mais à ver com mà politica, mà gestão, màs escolhas dos dirigentes e outros empreendedores, basta para isso ver que ao contrario ( nesse caso! ) de nossa querida São Paulo, por exemplo New York, là existem prédios bem maiores, mais numerosos talvez…e ninguém acha feio, muito pelo contrario, e estão certos! pois é sem duvida nenhuma uma das cidades mais sensacionais, jamais criadas pelo gênio humano…mas é evidente que se nescessita de um “minimo” de consciência e planejamento inteligente, com vistas à longo, longussimo prazo, percebe? E isso infelizmente não existe (atualmente sobretudo)neste pais! Mas as esperanças são viaveis pois jà houve tempo em que alguns pequenos planejamentos, foram feitos e os resultados estão ai, pra quem quiser constatar/ Higiénopolis, Jardins, Av. Paulista, o proprio centro da capital possuis varios logradouros simplesmente fantasticos!, os Campos Elisios ( que agora por falta de visão não somente da prefeitura e etc, mas sobremaneira dos proprios proprietarios, que não sabem reconhecer o valor das coisas! e as perdem é obvio! ),agora imagina se nos fossemos um pais normal ou quase, com um povo normal ou quase, bem o magnifico centro da cidade, que é o lugar com o patrimonio arquitetural mais rico deste pais, tivesse mais respeito por parte , enfim de todos, bem seria repleto de bons negocios, hotéis, lugares de vida, cultura etc e tal! como se passa pelo mundo àfora, enfim nos lugares normais ou quase normais…!

  100. Fauzi Domingos comentou em 25/02/14 at 12:49 pm

    Terra de ninguém
    são Paulo esta cada vez pior em todos os sentidos! essa pseudo arquitetura na vila Madalena é uma afronta a qualquer cidadão comum, fico mais perplexo quando jovens colegas arquitetos do IAB emitem posisão favorável e conformista com a verticalização do bairro. tudo é comércio e dinheiro, os judeus tem toda a razão!

  101. P F comentou em 25/02/14 at 1:12 pm

    “Bloquearam o céu de boa parte da comunidade da Vila Madalena com um paredão horroroso”, é um nojo jornalista utilizar comentário de Facebook contra um projeto técnico, quando eu digo que são “jornaleiros” e não jornalistas me enchem o saco, quem ‘vende’ é jornaleiro quem dá a notícia é jornalista.

  102. ady comentou em 25/02/14 at 1:23 pm

    Esse prédio é uma marmota. Horrível, e em Brasília temos uns prédios assim, e olha, se esse foi assinado por um renomado da arquitetura, imagina se não fosse…

  103. CLAUDIO comentou em 25/02/14 at 1:26 pm

    O POVO TEMA MANIA DE DIZER O QUE EU DEVO FAZER NA CASA,MAIS QUANDO SE TRATA DELE DE DAR CONTA DO QUE ELE VAI FAZER AI ELE DIZ QUE ISSO É INVASÃO DE PRIVACIDADE.

  104. ricardo luiz comentou em 25/02/14 at 1:29 pm

    eu achei mto legal…..

  105. cida bhering comentou em 25/02/14 at 1:39 pm

    Realmente não merecemos este Prédio Horrível demais, pena que as pessoas não tenham coragem de dizer que realmente é HORRÍVEL, Prefeitura que aprovou este negocio PAVOROZO…………………….

  106. Mauricio Tribug comentou em 25/02/14 at 1:49 pm

    Como morador da Vila Madalena e vizinho do prédio cinza, horrível, sinto me decepcionado com a obra do tão renomado arquiteto.
    O prédio parece ser da Europa Oriental e não de um bairro boêmio e cultural.

  107. misstellamig comentou em 25/02/14 at 1:55 pm

    Resido em frente a um futuro empreendimento da (má)IdeaZarvos! com assinatura do mesmo Isay Wienfeld na Vila Madalena, Rua Medeiros de Albuquerque, a mesma rua em que abriu uma cratera enorme e sob a qual ocorre a violenta passagem do Córrego Verde que se transforma numa verdadeira correnteza com as chuvas. Carros, pessoas e até caminhões já foram arrastados pelas águas aqui, o calçamento é precário, o lixo se acumula, um local que ainda necessita de uma grande intervenção de infra-estrutura, com projetos que tramitam nas subprefeituras e conselhos. Fomos isentos de IPTU no local, por se tratar de uma zona de risco. Passei no estande de vendas da Zarvos para ver o descolado projeto para o lote, uma solução projetual capenga pra driblar o acesso por essa rua extremamente problemática, onde uma rampa azul permite o acesso ao edifício por uma outra rua num nível mais elevado do lote. Mas o que mais me surpreendeu foi o valor do empreendimento: 14mil o metro quadrado!!! E tem trouxa que vai pagar!! A Vila já deu o que tinha que dar!

  108. Silmara comentou em 25/02/14 at 2:03 pm

    Eu gostei!

  109. Silvia comentou em 25/02/14 at 2:04 pm

    Uma construção de mal gosto, triste e que não se harmoniza com nada na região da Vila Madalena. Um verdadeiro “elefante cinza”. Não sei onde está a qualidade urbanística. O que a construtora Zarvos vem fazendo na região é descaracterizá-la totalmente. Além de construir em área ilegal desrespeitando a lei que regulamenta áreas de preservação permanente (APP) no córrego das Corujas.

  110. Armando comentou em 25/02/14 at 2:07 pm

    os madalenas sempre se sentiram outsiders
    cheirosos, na verdade hipongas e o mundo mudou, a vila tb e foi para melhor, muito melhor
    as casinholas é que sāo feias, muito feias e olha que sāo pouquíssimas as que tem frente maior que 20m, a maioria se tiver 10m de frente já é grande.
    e a Fradique Coutinho é uma das ruas mais feias do bairro, que foto!!!!!!!!

  111. Matheus comentou em 25/02/14 at 2:10 pm

    Sim senhor presidente do IAB-SP. Todos tem direito de morar la, DESDE QUE respeite as caracteristicas e leis de urbanização. A pessoa tem direito de comprar uma casa lá, por exemplo. Mas nao quer dizer que se pode construiur qualquer coisa em qualquer lugar. Ah, vc estudou urbanismo, nao foi? Sabe que nao é bem assim como vc falou… O medo é ver que o PRESIDENTE do instituto dos arquitetos pensa que tudo pode.

  112. Paula comentou em 25/02/14 at 2:16 pm

    Quem sabe na Av. PAulista! Péssima idéia, não combina com Vila MAdalena.
    Daqui a pouco irão começar a desapropiar casas..

    • Paula comentou em 25/02/14 at 2:18 pm

      Quem sabe na Av. PAulista! Péssima idéia, não combina com Vila MAdalena.
      Daqui a pouco irão começar a desapropriar casas..

  113. Andreas comentou em 25/02/14 at 2:17 pm

    Se for pela estética dane-se, isto é um empreendimento comercial,ao qual ira gerar inumeros empregos.

  114. lota comentou em 25/02/14 at 2:22 pm

    mais um lixo da Zarvos! São bons nisso, acabar com a identidade dos bairros, trazendo uma identidade “moderna” que anula histórias e memórias.

  115. Ronaldo comentou em 25/02/14 at 2:24 pm

    É muito feio, em um bairro lindo.
    É o inverso de piscina na favela, é um matadouro no meio de um jardim.

  116. Fátima comentou em 25/02/14 at 2:34 pm

    HORRÍVEL!!!

  117. Alan comentou em 25/02/14 at 2:36 pm

    Se o projeto está aprovado, está aprovado e pronto…
    Tem que construir mesmo. De que adianta continuar com casas velhas, históricas e o metro quadrado caríssimo…

  118. rodrigo comentou em 25/02/14 at 2:36 pm

    Feio. E a matéria também não tá legal, parece que privilegiou a opinião dos que acreditam que a especulação imobiliária poderá tudo e que fatalmente a cidade em suas condições sanitárias será destruída.

  119. Francisco Leal comentou em 25/02/14 at 2:36 pm

    MEU DEUS, O PRÉDIO É HORROROSO! SUGIRO AOS ARQUITETOS QUE ASSISTAM AO PROGRAMA ARQUITETURA VERDE: TODAS AS SEXTAS-FEIRAS, ÀS VINTE E UMA HORAS, NO CANAL G+

  120. jose da silva comentou em 25/02/14 at 2:40 pm

    SÓ DE NOME NÃO SE VIVE, SR. WEINFELD, O PRÉDIO É HORROROSO

  121. Lígia Leal comentou em 25/02/14 at 2:43 pm

    Simplesmente horroroso. O projeto arquitetônico, talvez pegasse melhor, caso construído do lado do CEASA. Edifício sem nenhuma identidade, incapaz de registrar a realidade do bairro.

  122. ricardo comentou em 25/02/14 at 2:45 pm

    e o monte de cabo aereo pindurado nesses postes de concreto temerários?
    e as calçadas todas tortas e as ruas quase sem árvores?
    e as pixações e as propagandas ?
    e os caixotes de concreto de 20 andares?
    e os muros altos com cerca elétrica e concertinas que só tem em guantânamo?

    nada disso parece “bloquear o céu”

    é fácil botar a culpa num predinho de 3 andares.

    o que está bloqueado é a mente desse povinho.

  123. PAULO CESAR comentou em 25/02/14 at 2:47 pm

    É DE LONGE O PRÉDIO MAIS FEIO DO BAIRRO….. PIOR ATÉ QUE OS ANTIGOS PRÉDIOS CHAMADOS DE BNH PERTO DA ABEGOÁRIA !!!! PARECE UMAS CAIXAS DE SAPATO SEM AS LATERAIS….. HORROROSO!
    ASSINATURA DE GRIFE ????? KKKKKK

  124. Kátia comentou em 25/02/14 at 2:53 pm

    Pessoas de mau gosto acham simplesmente que um prédio deste porte é apenas um paredão cinza, porém o prédio é que não combina com a suposta “paisagem”. Talvez deveriam escolher um lugar mais bonito do que esse bairro para a construção.Expresso ainda que o prédio está sendo a paisagem deste lugar. Como foi informado a obra ainda não foi concluída então aguardem. O mundo está tão populoso que o único crescimento será verticalmente. Eu achei estiloso.

  125. Humberto comentou em 25/02/14 at 2:54 pm

    Eu figuei mais assustado com as construções ao redor !!!

  126. Yuri comentou em 25/02/14 at 3:01 pm

    Vou frequentemente a vila e notei esse prédio somente nesse fim de semana. Realmente chama atenção pelo design inovador e polêmico como a maioria dos projetos da Zarvos…
    Soa como um intruso megalomaníaco na paisagem pacata e alternativa da Vila Madalena.

  127. Rosana comentou em 25/02/14 at 3:04 pm

    Assinado, porém feio de dar Doooooooo.

  128. Nelson comentou em 25/02/14 at 3:08 pm

    Parece um favelão! É feio mas tá na moda!

  129. Jorge Azevedo comentou em 25/02/14 at 3:10 pm

    Badalado ou não. O edifício é muito feio.

  130. BRANCÃO SJC comentou em 25/02/14 at 3:11 pm

    NÃO TEMOS MAIS ÁGUA EM SÃO PAULO PARA TANTA GENTE. PAREM DE TER FILHOS E DE CONSTRUIR EDIFICIOS, CHEGA!!!

  131. Marcelo comentou em 25/02/14 at 3:12 pm

    Se a perspectiva ilustrada mostrada acima foi elaborada pelo arquiteto ou pela construtora na fase de projeto, eles poderiam ter desistido desse prédio antes de começar a construí-lo, não? Essa deveria ser uma das funções das perspectivas ilustradas.

  132. Osvaldo Pita comentou em 25/02/14 at 3:12 pm

    A QUESTÃO NÃO É SÓ VERTICALIZAR PORQUE NO FUTURO “NÃO VAI EXISTIR CASINHA (opinião pobre de espírito)”. DEVEMOS AO MENOS TER UMA EDIFICAÇÃO BONITA, ARROJADA E QUE NÃO OPRIMA A VISÃO (no sentido restrito da palavra) DOS MORADORES.
    NÃO É PORQUE SE TEM DINHEIRO QUE VOU NO QUINTAL DOS OUTROS FAZER O QUE QUERO.
    ALÉM DO MAIS O VERDE VAI PRA ONDE????
    OS ARQUITETOS SE INTITULAM DE PAISAGISTAS NÃO É ?
    CADÊ O PAISAGISMO NESSE EMPREENDIMENTO? ALÉM DE FEIO É CINZA. A COR MORTA DA NATUREZA.

  133. Rogerio comentou em 25/02/14 at 3:14 pm

    Fico com o último parágrafo.

    O prédio será integrado à rua, aos pedestres e ao bairro. Acompanha o novo conceito urbano ‘Cidade para Pessoas’ defendido pelo arquiteto dinamarquês Jan Ghel.

    Por outro lado penso que as casinhas da Vila Madalena – e de outros bairros – precisam ser preservadas. Uma cidade não pode ser feita só de prédios, sob pena de ignorar a escala humana, a dos pedestres. Torna-se assim um lugar árido onde a convivência só acontece em espaços fechados por paredões e o conforto do ar-condicionado, como nos shopping centers ou dentro dos automóveis.

    Seria o atestado de falência do espaço público, contrariando a novíssima tendência mundial de ocupação das ruas.

    Sem falar que as casinhas compõem um acervo valioso que conta a história da cidade. É um patrimônio privado que pela importância histórica pertence à cidade.

  134. Ariel comentou em 25/02/14 at 3:16 pm

    “A Vila é um bairro bom, bem localizado, todo mundo tem direito de morar lá. Até o limite que aguentar”

    Que absurdo!

  135. edilaine comentou em 25/02/14 at 3:16 pm

    SIMPLESMENTE HORRIVEL! ACHO QUE ATÉ EU QUE NÃO ENTENDO NADA DE ARQUITETURA, FARIA MELHOR ! ESTE PESSOAL QUE É RECONHECIDO QUER INOVAR E FAZ ESTAS BIZARRICES…

  136. Gelson Leite comentou em 25/02/14 at 3:18 pm

    Achei a obra do arquiteto espetacular. Realmente é algo diferente, que vai se tornar referência no bairro, que precisa parar com essa atitude estática de olhar apenas para os seus desejos e não os dos outros. Lindo projeto.

  137. joão comentou em 25/02/14 at 3:23 pm

    Predio muito bonito, moradores sabem de nada.
    Espera ficar pronto pra ver, depois que tiver cheio de predios ai nao vai mais ter vista.

  138. Marli comentou em 25/02/14 at 3:26 pm

    Uma grd MERDA um monstrengo sem fim,lamento por Vila Madalena

  139. Luis Roberto comentou em 25/02/14 at 3:30 pm

    Horrível. Parece um prédio degenerado de Brasília.

  140. margret comentou em 25/02/14 at 3:33 pm

    lastimável a transformação do visual da Vila, esse prédio paredão me faz lembrar um cemitério vertical

  141. David comentou em 25/02/14 at 3:37 pm

    Nossa parece uma um cemitério vertical com suas urnas, que horror

  142. Antonia Pacheco comentou em 25/02/14 at 3:39 pm

    Tenho a opinião que : Quem ama o feio, bonito lhe parece. Se eu tivesse um terreno na Vila Madalena iria construir um prédio mais feio que esse, se fosse do meu agrado.

  143. Lorenzo Frigerio comentou em 25/02/14 at 3:47 pm

    A rejeição ao prédio não é um “fenômeno estético-cultural”, e sim decorrente da falta de diálogo da obra com o entorno, devido à sua escala brutal e ausência de recuos. Depois que a burguesia “descobriu” a Vila Madalena, este bairro, até então de classe média-média, tornou-se uma farsa igual ao Itaim-Bibi, com vocação para “paliteiro” de prédios. Portanto, o Isay que se apresse em fotografá-lo quando estiver pronto, pois, como afirmado no texto, acabará logo logo engolido por prédios maiores. Essa é São Paulo, do adensamento e congestionamento sem-fim.

  144. Mariela comentou em 25/02/14 at 3:49 pm

    Ontem passei por acaso na frente deste bloco cinza e me assustei! Pelo visto não existe mais zoneamento em SP e tudo se compra. Triste, nem a Vila se salva

  145. josé geraldo comentou em 25/02/14 at 3:50 pm

    HOJE É ESTRANHO , MAIS NO FUTURO PROXIMO SERÁ O PONTE DE REFERENÇIA DO BAIRRO , ONDE TODOS FALARAM É AQUELE BAIRRO DO PREDIO BONITO OU FEIO !

  146. José Antonio comentou em 25/02/14 at 3:55 pm

    Mera especulação com área construída de
    pseudo “empreendedores”.
    Aproveitamento medíocre do espaço urbano…
    Reflexo de uma realidade cruel e irresponsável da administração do município.

  147. Edmilson Tavares comentou em 25/02/14 at 4:07 pm

    Eu gosteis, aprovado!

  148. Bolívar A. Silva comentou em 25/02/14 at 4:07 pm

    Na fase atual, de acabamento, dá impressão que não decidiram bem o que fazer. A originalidade está em o edifício parecer pixels de computação gráfica. Já a prevalência do tom cinza, de fato, dá uma cara mais agressiva. Vamos ver, quando finalmente decidirem o q fazer!

  149. Antonio comentou em 25/02/14 at 4:18 pm

    O prédio nem é tão feio, o problema é que a cidade como um todo é horrível, vejam a favela de fios e cabos pendentes nos postes. Aliás, não só Sampa mas 99% das cidades brasileiras são judiadas, poluídas, sujas e com um urbanismo pra lá de degradado. Arrecadam uma Noruega em impostos e devolvem uma Índia em obras e serviços.

  150. Ricardo Armando comentou em 25/02/14 at 4:19 pm

    Vivo em uma cidade que odeio por possuir avenidas largas de muitas pistas, edifícios e entroncamentos gigantescos de ruas e avenidas. Por quê não temos uma cidade como inúmeras vilas da Áustria, da Suíça, da Alemanha, da Itália, da França, d Espanha, de Portugal, etc.? Só casinhas, vias estreitas para pequenos veículos, muita vegetação, limpeza, pequenos e charmosos comércios, bistrôs, mercados… Tudo é tão doce, tranquilo, desestressado, de sonhos, porém reais. Que triste o Brasil!

  151. maria tereza comentou em 25/02/14 at 4:20 pm

    O projeto é sim horroroso e muda muito do que é (era) o comércio da vila, que se destaca(va) pelo singular, pelo pequeno, pelo artesanal. Me surpreendi que um nome como o de Issay tenha topado assinar uma coisa como essa!

  152. John comentou em 25/02/14 at 4:24 pm

    Isso parece uma penitenciária

  153. Marcus comentou em 25/02/14 at 4:33 pm

    O prédio é muito feio mesmo, merece ser implodido. Os moradores do bairro tem toda a razão em reclamar.

  154. Ronaldo comentou em 25/02/14 at 4:35 pm

    O brasil, não está acostumado a arquitetura, já em outros países a arquitetura atrai turistas e gira a economia.

  155. jango comentou em 25/02/14 at 4:42 pm

    Gosto não se discute, lamenta-se.

  156. Alessandra comentou em 25/02/14 at 4:48 pm

    Essa Idea! Zarvos só faz atrocidades. Estão construindo na esquina da Rebouças com a Capote Valente um prédio comercial que, pela projeção, vai ser um horror quadriculado (como este da Vila Madalena) em cinza e amarelo. E isso é só a estética. Não vou nem comentar os transtornos que os caminhões usados na obra parados em local proibido na Capote causam aos moradores da região, ainda mais que a rua virou mão dupla em julho do ano passado. Mas não há um ser vivo que fiscalize aquilo ali. Até acontecer um acidente, ninguém vai fazer absolutamente nada.

  157. Ricardo Valente comentou em 25/02/14 at 4:54 pm

    Este edificio eh um descalabro, ofende as caracteristicas do bairro. Ignora o conceito de volumetria em arquitetura e urbanismo e induz estranheza a otencao de alvara para construcao. Nao por outro motivo a ideia de tombamento do bairro surge como sensata, ate que se possa rever de forma civilizada os limites de ocupacao desta area.

  158. betomiguel1 comentou em 25/02/14 at 4:57 pm

    Para o arquiteto gringo que projetou, ficou a cara do Brasil : Favela Vertical Chique !

  159. Labbate-51 - São Paulo comentou em 25/02/14 at 4:59 pm

    Sou vítima desse maldito prédio, na condição de vizinha. São Paulo merece arquitetos e construtoras mais talentosos… Fora, Isay Weinfeld + Idea!Zarvos! MIX 422 = Bomba-Urbanística-SP!!! Santa Maria Madalena protegerá o maravilhoso bairro… Esse muro-de-concreto já está afetando a nossa saúde. Lanço, no Universo, um pedido de indenização. JÁ!!! 25/02/2014 = 7 = Número-da-Sorte. Viva São Paulo!

  160. GIGI comentou em 25/02/14 at 5:01 pm

    Que saudades da Vila Madalena de 40 anos atrás onde só havia casas lugar onde nasci e morei . Acabaram com suas casas e agora é BAR e RESTAURANTES, SAUDADES da minha infância lá, onde brincávamos na rua

  161. Ricardo comentou em 25/02/14 at 5:03 pm

    Sinceramente, o prédio parece que vai ficar muito mais bonito que os sobradinhos detonados ao seu redor, que aparecem nas fotos feitas pela Folha. Agora, a ladainha é sempre a mesma. O sujeito pode morar na Vila Madelena, inclusive em um prédio, agora quando outras pessoas querem morar e trabalhar lá, vem a conversinha de “a prefeitura tem de proibir isso, vão fazer um prédio do lado do meu” e por aí afora.

  162. claudio comentou em 25/02/14 at 5:04 pm

    Olhando assim de repente , parece um grande caixote. Podem falar o que quiserem, de utilidade, verticalização, o diabo, mas é horroroso. Onde está a mão da arquitetura , visual bonito e agradável nisso ??Pelamordeus!!

  163. Aguinaldo C C Andrade comentou em 25/02/14 at 5:11 pm

    Polemico, agressivo, adensamento, fenomeno estético-cultural, ponto de vista, neoclássico,…. é simplesmente HORRÍVEL.

  164. Fernando comentou em 25/02/14 at 5:11 pm

    Que prédio horroroso, de péssimo gosto.

  165. jose francisco comentou em 25/02/14 at 5:12 pm

    ficou feio mesmo, da dó ver aquelas arvores com cara de uma cidade que sonhamos com aquele paredao que mostra o que perdemos.

  166. ANDRE comentou em 25/02/14 at 5:24 pm

    Parece um bunker de superfície alemão, poderia ser construido em qualquer bairro, mas a Vila tem outro clima e charme que não combina bem esse aspecto baixo astral. Faltou harmonia, a parede cinza é identica ao Hotel Unique, mas ele tem harmonia nas pilastras que dependendo do angulo parecem super finas, e o formato de barco agrada mais… Sugiro um grande grafite amarelo dos gemeos para salvar o projeto.

  167. Luiz comentou em 25/02/14 at 5:40 pm

    CADE A FOTO ???

  168. Gustavo comentou em 25/02/14 at 5:42 pm

    Prédio cinza para uma cidade que já tem essa cor na maioria dos dias do ano. Não representa o astral que tem a Vila Madalena.

  169. João André Ribeiro Lepsch comentou em 25/02/14 at 5:53 pm

    O prédio pelo visto não tem mais volta (pelo menos este). O pior é o que pode ser o perfil dos moradores dele. Vão vir morar alí aqueles conservadores, que se sentem bem morando em mausoléus fechados, estéricos por segurança, de cara fechada e azedos, que adoram um “alto padrão” para ostentar para os “amigos” comprados? Se o futuro da Vila Madalena for este, adeus ao amor, a simpatia, a cultura, a gentileza do bairro que é uma espécie e oásis humano em Sampa.

  170. marco comentou em 25/02/14 at 5:55 pm

    isso sim é uma poluição visual, arquiteto renomado, kkkkkkkkkkkkkkkk, tá mais pra meia culè , cade as leis municipais, opaaaaaaaaaaa, ficou na propina me esqueci

  171. marco comentou em 25/02/14 at 5:56 pm

    Vila Malalena o sossego está indo embora, triste fim.

  172. Nelson comentou em 25/02/14 at 6:04 pm

    O presidente do IAB-SP (Instituto de Arquitetos do Brasil), José Armênio de Brito Cruz realmente da forma como ele expressou sua opinião deu a entender que “danem-se” os moradores da Vila, ou seja até o limite que aguentarem, o que vale, pelo o que eu entendi da opinião dele, é o poder econômico, mas posso adiantar que estamos retomando com força a SAVIMA -Sociedade Amigos da Vila Madalena e vamos dar muito trabalho a todos que querem apenas através do poder econômico acabar com as características da Vila. Somos a favor do desenvolvimento, mas com mais participação da comunidade que preservem a nossa qualidade de vida….

  173. Eloi Pires comentou em 25/02/14 at 6:06 pm

    Que prédio horroroso!!!
    Tanto cinza pela cidade e constroem um “muro de Berlin” cinza e no meio da cidade!!???!! E a prefeitura autorizou uma porcaria dessa????????

  174. Celso Sumyk comentou em 25/02/14 at 6:07 pm

    “As pessoas precisam saber o que vai acontecer do lado da casa delas. Para evitar que chegue um projeto que não conhecem e aí se assustem”

    Meu filho, que opinião comunista é essa? Esqueceu do direito de propriedade? Cada um constrói no estilo que quiser, bonito ou feio. Desde que atenda as leis relativas a metragens, recuos e dimensionamento em geral, cada um pinta a casa da cor que quiser, reveste o edifício com o material que bem entender. Bonito ou feio é questão de gosto.

  175. Francisco Carlos de Mattos comentou em 25/02/14 at 6:07 pm

    FAVELÃO – Sua Cobertura lembra uma favela e considerando as laterais parece um muro de contenção de encostas com casebres por cima – É uma obra inusitada!

  176. Marcelo Serantes comentou em 25/02/14 at 6:13 pm

    Este predio lembra aqueles predios horrorosos de moradia popular existentes em londres que estavam demolindo.

  177. Elvio Garabini comentou em 25/02/14 at 6:21 pm

    Ao ocupar o espaço de estacionamentos, ótimo. Tb. não moro ali…

  178. José Maria comentou em 25/02/14 at 6:26 pm

    que coisa hein!

  179. Eduardo comentou em 25/02/14 at 6:38 pm

    Nos dias atuais, geralmente a inovação gera polêmica, pois a democracia se exacerba em opiniões. Mas como sempre os loucos de hoje serão, em breve, ícones pelas suas realizações. Parabéns!

  180. marcelo comentou em 25/02/14 at 6:38 pm

    Pelas fotos da rua realmente o bairro está precisando de uma reestilização, mas n˜åo desta forma

  181. BETO comentou em 25/02/14 at 6:44 pm

    Meu Deus! Quando não se tem Arquitetura e Urbanismo juntos, reclamam por ser feio, qdo se tem um Arquitetura pura, VIVA, CONTEMPORÂNEA o povo reclama pq não entende!!! IGNORÂNCIA, a gente se vê por aqui!

  182. Daniel comentou em 25/02/14 at 6:51 pm

    A perspectiva ilustrada parece um muro de arrimo com uma favela em cima.

  183. marcos apolinario comentou em 25/02/14 at 6:52 pm

    Simplesmente feio. Sou motorista de taxi e um passageiro que não é de S.P. me perguntou se ali era um cemitério vertical…… ele não compreendeu as minhas gargalhadas. Ai eu disse, amigo é um prédio novo e moderno ai ele respondeu, caea pode ser novo e moderno mais é feio pra cacete…..kkkkkk. Esse prédio não tem nada a ver com a Vila.

  184. evald erb comentou em 25/02/14 at 6:53 pm

    É bem feio mesmo! Uma poluição visual! Uma pena!

  185. William comentou em 25/02/14 at 6:54 pm

    Se tem algo que o Brasil não sabe é formar arquitetos. Projetos que querem ser descolados, mas são feios, horríveis, não levam em conta o entorno…igual aquele Pombal que tem na Vergueiro (n. 1353) e que pode ser vista por toda 23 de Maio. Horrível. Arquitetura brasileira fede.

    • Mário de Almeida comentou em 26/02/14 at 9:23 am

      Quanta ignorância em um só comentário, sua opinião não fede, mas é vergonhosa e muito, mas realmente muito pobre de argumento, como a maioria esmagadora dos comentários postados aqui. São os famosos ativistas virtuais, adoram fazer crítica aleatórias, mas mantêm o status Pôncio Pilatos: Lavam as mãos para a realidade.

  186. francisco comentou em 25/02/14 at 7:26 pm

    Aí, fala sério o prédio aparenta ter (na primeira fase de construção) no máximo 10 m de largura e 6 andares, olhando a obra inacabada o visual é de um total mau gosto, e que o engenheiro e ou arquiteto usou os espaços em sua totalidade para gerar uma gama maior de salas comerciais, mas temos que esperar ficar pronto, só assim vocês moradores terão como reclamar.

  187. oswaldo chaves junior comentou em 25/02/14 at 7:29 pm

    O projeto é bonito, falta apenas mais areas verdes no entorno, se fosse um pais de primeiro mundo derrubariam a favela que esta em volta para fazer um empreendimento melhor. Os moradores não passam uma mão de tinta e querem falar em beleza, fala sério.

  188. Roberto comentou em 25/02/14 at 7:58 pm

    Boa noite a todos.

    Eu trabalho com projetos faz muito tempo e infelizmente, em termos de fachada, é horrivel…
    A impressão que passa é que quiseram dar ao prédio a cara de São Paulo – cinza. Mas felizmente, nem sempre é cinza em São Paulo. O pior é que o tom de cinza é muito bom para ser usada em certa medida, mais em ambientes internos… Quem passar na calçada, vai ter sempre a impressão, que a obra não saiu do reboco.

  189. Luccia comentou em 25/02/14 at 8:19 pm

    Esse e outro predio, o 360 graus no Alto da Lapa, desse mesmo arquiteto chegaram pra destruir a paisagem local, sem pedir licença… São Paulo ficou descaracterizada nos ultimos anos com essa proliferaçcão de “cogumelos” gigantes

  190. Guilherme comentou em 25/02/14 at 9:23 pm

    Achei a proposta do prédio muito pertinente! Os que tem um pouco mais de conhecimento do assunto percebem a linguagem arquitetônica do entorno presente no coroamento. Também não vejo nenhum problema no gabarito… não estamos falando de nenhuma torre de 30 andares, gente! O questionável aqui não é o objeto arquitetônico, mas a lógica imobiliária que supervaloriza estes espaços expulsando a população dessas chamadas áreas de expansão.

    Realmente adoro os sobrados, mas não se pode dizer que exista qualidade urbanística e arquitetônica neste local… um emaranhado de fios e edificações sem nenhum tratamento e cheios de elementos parasitários… De tudo o que vi nas fotos, o mais “bonito” para usar a mesma expressão tão citada, é o prédio do Isay.

  191. Gustavo Viana comentou em 25/02/14 at 9:26 pm

    O problema não é somente o desenho da fachada, é uma questão de escala e ocupação exagerada do terreno…cortar o quarteirão com uma massa retangular continua com essa altura…..degradaria o entorno mesmo que fosse uma fachada verde bem trabalhada…pra variar estamos lidando com a especulação imobiliária, onde o incorporador só está pensando em quantos m2s vai vender…é a Zarvos mostrando que não é tão diferente dos outros….descaso total com o Urbanismo.

  192. Lucia Maria de L. Moreira Lopes comentou em 25/02/14 at 9:32 pm

    Será que eles vão perceber que fizeram uma droga depois de todos esses comentários, ou vão continuar se achando…..Esse Zarvos podia se mandar da Vila Madalena, ele não vai sossegar enquanto não terminar de estragar o bairro. Eu me pergunto: Como autorizaram essa coisa horrível? Parece um presídio….Onde está a Associação da Vila Madalena?

  193. Cesar Nero comentou em 25/02/14 at 10:42 pm

    Me solidarizo com os moradores da região. Realmente o prédio é pavoroso ao extremo, chega a ser desagradável.

  194. Jose Hamilton comentou em 25/02/14 at 10:49 pm

    Esse povo fala da Vila Madalena como se se referisse à Ile de la Cité! Até parece que esse bando de casinhas mal-ajambradas tenha surgido a partir de um projeto urbanístico planejado. Enquanto a cidade se estrangula ao crescer desordenadamente periferia afora, esse povo reclama de um prédio que – se é feio – ao menos foi planejado para aproveitar ao máximo o espaço urbano existente. Vai entender…

  195. ANNA BEATRIZ comentou em 25/02/14 at 10:49 pm

    Simplesmente horroroso

  196. vitor cabral comentou em 25/02/14 at 11:09 pm

    “O que é mais agressivo: a destruição de uma identidade cultural ou um paredão? É questão de opinião”.”

    Quando um suposto arquiteto fala isso, significa que ele não tem muito conhecimento, além da sua própria área profissional.

    Triste ver a cidade sendo consumida assim…

  197. Angie comentou em 25/02/14 at 11:21 pm

    Projeto ostensivamente pretensioso que não dialoga com o entorno. Talvez a mensagem implícita seja essa mesma, de que o atual entorno não tem a menor importância e inclusive deveria deixar de existir o mais breve possível! Alguém disse que esse prédio vai “sumir” na paisagem verticalizada daqui a alguns anos?

  198. Adelaide Barbosa comentou em 25/02/14 at 11:49 pm

    Há anos a Zarvos vem farejando cada centímetro da Vila para transformar em prédios . Travaram a Vila Madalena. Ficam cercando todo velhinho para ir juntando terreno pra virar edifício . Um horror. Querem verticalizar tudo. Não dão sossego . Ambiciosos só pensam no bolso deles.

  199. Christina Motta comentou em 26/02/14 at 2:16 am

    É uma aberração deixar fazer um prédio assim, ao lado de casas, coisa já tão raras, hoje em dia!
    Sou paulista mas moro em Búzios, vcs deveriam cair em cima da prefeitura que o aprovou.
    Em Londres, vc não faz uma garagem, sem que seja publicado e deixado no seu portão a notícia da construção, com o no do projeto para quem quiser ir a prefeitura ver a planta. Se a maioria dos vizinhos não concordar, vc não pode fazer nada, a não ser mudar o projeto.

  200. Juliana comentou em 26/02/14 at 2:23 am

    Existe raça mais chata do q saudosista? mimimi descaracterizou mimimi não gosto de prédizzzz… filho, não gosta de prédio, pega uma máquina do tempo e se muda pra 1940! mas não pode ser no centrão, hein? pq em 1940 ele já era cheio de prédio!
    o prédio é lindo, moderno, surpreendente! agressivo mesmo! e isso é ótimo! adorei!
    e outra, o q é “identidade cultural” numa cidade marcada exatamente por englobar o mundo td dentro dela? neoclássico, modernista, art deco, pastilhas, tijolinhos, enormes envidraçados comerciais… são tds lindos do seu jeito! fico besta com paulistano q não consegue enxergar q a beleza da cidade é justamente estar sempre mudando e não ter uma cara definida!

    • Kátia comentou em 27/02/14 at 9:15 am

      Concordo plenamente contigo!!!

  201. Beto comentou em 26/02/14 at 4:53 am

    Quando os primeiros prédios da Avenida Paulista subiram anos atrás, também devem ter se espantado dessa mesmo maneira, porque tudo era baixo. Hoje todos elogiam seus arranha-céus.

    Mais cedo ou mais tarde, a Vila Madalena será toda vertical, como a maioria dos bairros da cidade e apostem, que esse projeto vai ser um dos menores e mais baixos.

    Eu moro na Vila Madalena há 32 anos e vejo o crescimento vertical desenfreado. Além disso, sempre vi casas simples, ruelas e muros com grafite, que virou “arte” mas nunca achei que valesse ser chamado de “arquitetura e design”, como uma Veneza, uma Paraty ou bairros como Bixiga ou Campos Elíseos.

    Por isso, NÃO tem nenhuma linha arquitetônica definida pra ser “tombada” ou protegida, como Ouro Preto, em que não se pode construir nada fora do padrão da cidade. Acho que as pessoas defendem algo que não sabem. E o fato de termos um aglomerado de casas mal construídas não hesita em nada a construção de um prédio com design.

    O fato é que ao mesmo tempo que o bairro não tem arquitetura e planejamento, o edifício também, foi infeliz e não tem um design leve e clean. O que faria, talvez, com que as pessoas sentissem prazer em olhá-lo e inspirasse futuras construções.

    • Bruna comentou em 26/02/14 at 2:07 pm

      Se os prédios no entorno são feios e mal construídos, isso não implica em as gambiarras arquiteturais virarem um padrão. O prédio em construção é bem moderno e provavelmente foi isso que gerou esse burburinho.

  202. Labbate-51 - São Paulo comentou em 26/02/14 at 7:59 am

    MIX 422 = Muro de Berlim-14!!!

  203. Danilo Castro comentou em 26/02/14 at 9:39 am

    Horroroso! Parece um predinho de Mongaguá, dos mais feios ainda.

  204. ph boaventura comentou em 26/02/14 at 9:41 am

    feio… mas logo estará todo vendido, para os “moderninhos” ou “descolados” escritórios-ag-firmas sediarem seus trabalhos com os “moderninhos e descolados” com roupas e estilos modeno/descolado…

    o novo chega e assusta os velhos (“? ou !”)

    se fosse em qualquer lugar do mundo seria “cool” ?

  205. Marcos comentou em 26/02/14 at 1:25 pm

    O conceito de implantação é muito bom. Pensando na agressão ao entorno.
    Porém a skyline e acabamento deixou a desejar. Acredito que possuímos outras formas plásticas para deixar um edifício atraente. Esta obra caberia muito bem em Londres (cidade cinza).
    Por isso sou fã do nosso querido Ruy Othake!
    Este edifício simplesmente não condiz com a cultura brasileira (alegre e espontânea).

  206. paula comentou em 26/02/14 at 3:39 pm

    É uma obra de péssimo gosto. parece um conjunto de urnas fúnebres empilhadas… tenho dó de quem investiu nisso. Essa construtora já foi interessante. Hoje é mais uma, capitalista, sem ética, pouco investe no entorno, não traz benfeitorias para a região senão riquinhos que não entendem nada do espírito Vila Madalena. Quanto ao arquiteto, há 10 anos ele e o Kogan faziam exposições irônicas satirizando as construtoras da cidade. Vejo que ele se rendeu. Fez um qualquer coisa sem vista nem ventilação, sem o menor critério ou conversa com o bairro.

  207. sofia comentou em 26/02/14 at 3:52 pm

    http://www.archdaily.com/294840/urban-collage-edouard-francois/

    particularmente achei muito parecido com o projeto francês… porém, implantação é TUDO em arquitetura…

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailseresurbanosblog@gmail.com

Buscar

Busca
Publicidade
  • Recent posts Seres Urbanos
  1. 1

    Crítica urbana pela metade

  2. 2

    Nova encíclica papal aborda o direito à cidade

  3. 3

    Casarão tombado ganha renovação na Bela Vista

  4. 4

    Varridas do mapa as primeiras oficinas da Light, no Cambuci

  5. 5

    Arte urbana e patrimônio histórico: discutindo os 'Arcos do Jânio'

SEE PREVIOUS POSTS

Blogs da Folha

Comentários

  • Kátia em Prédio de grife 'assusta' moradores da Vila Madalena
  • sofia em Prédio de grife 'assusta' moradores da Vila Madalena
  • paula em Prédio de grife 'assusta' moradores da Vila Madalena
  • Bruna em Prédio de grife 'assusta' moradores da Vila Madalena
  • emidio em Prédio de grife 'assusta' moradores da Vila Madalena
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).